tag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post6126071117579361180..comments2023-11-02T11:20:23.334+00:00Comments on OUT: José Oliveirahttp://www.blogger.com/profile/10745178216792905333noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-52020549687646681322011-03-25T13:15:51.862+00:002011-03-25T13:15:51.862+00:00Oh Jovem... Não tenho culpa de não ser conhecido p...Oh Jovem... Não tenho culpa de não ser conhecido perfeitamente. Mas lhe garanto que Six muita gente conhece. Meu nome de baptismo será João Matos, mas como nunca sei o resultado de estas interacções internauticas, me aconselha o DADUS a usar um outro nome. E mesmo assim arrisco usando um que muita gente reconhece...<br /><br />Adoro contudo frases como "isso não é de homem" e afins. É giro, me faz lembrar as únicas alturas em que se lançam essas farpas (em criança, no recreio, com os copos, numa boite de má fama). Quem dera a mim as usar mais frequentemente.<br /><br />A questão não é de o José ter gostado ou não de filmes que agora já não aprecia. Acho perfeitamente natural e recomendável que nossos gostos e consumos vão mudando e crescendo com a nossa barba (a minha pelo menos), a nossa mipoia (a minha que a tenho) ou os nossos cabelos brancos (que marca d'água de charme que Jesus nos permite...).<br />Mas de facto não percebo a indignação de alguém que pelos vistos gosta de ver filmes (e de os fazer também, imagino) perante obras que não lhe enchem as medidas. Espingardando até contra as mesmas estruturas, formas de fazer e de financiar que lhe põem em sala filmes que lhe parecem agradar. E tudo isto acompanhado com um fio de raciocínio que mais parece dirigido a um qualquer carteiro que tenha namorado sua mulher enquanto o José estava no serviço (perdoe-me a imagem, não ponho em causa a virilidade que não lhe conheço).<br /><br />E tudo isto polvilhado pelo enorme desrespeito a que parece votar os seus próprios filmes, declarando que amadores são, quando a mim (e a muitos) não me interessa saber se o filme que vejo custou milhões ou tostões.<br /><br />E quanto à festa, que muito prazer me deu a pôr de pé, por favor não me diga (depois dos textos que escreveu) que não confunde o homem com a obra. Pois foi tudo isso que o José fez.<br /><br />Com abraços e esperando que a BERALTIN não feche mais minas,<br /><br />João Matos Six, na terceira vez na vida que algo comentou num blogue (e todas no mesmo...)Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14967542543668888867noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-56793586377193740102011-03-25T12:48:18.102+00:002011-03-25T12:48:18.102+00:00foda-se...há que ser homem e assumir as merdas...u...foda-se...há que ser homem e assumir as merdas...um dia gostei dessas curtas. hoje não quero ver isso nem perto, destesto toda essa poética... mas ao menos assumo, poderia perfeitamente ter apagado o post. as pessoas mudam, e o que um dia se gosta, outro dia pode-se detestar...mas assume-se isso...não se apaga...agora vocês é que são uns fracos em virem para aqui, pobre blog...anónimos, sem darem a cara e a mandar bojardas...quando a mim me conheçem perfeitamente...isso já não é de homem...é de criança, claro, como nos filmes do Nicolau...<br /><br />p.s: João Nicolau que me pareceu um tipo porreiro, eu que nunca confundi o homem com a obra, sempre que escrevi foi sobre os filmes, nunca sobre ele. mas é o que temos, o país e as pessoas que temos... e a festa, sim, muito boa...José Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/10745178216792905333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-14835389637078122062011-03-25T12:33:22.716+00:002011-03-25T12:33:22.716+00:00uau, nem eu gosto tanto...
[“É irresistível mais ...uau, nem eu gosto tanto...<br /><br />[“É irresistível mais uma vez, um objecto fantasista e fresco ao qual é difícil achar comparação.<br />O que torna o cinema de Nicolau uma alegria e um gesto comovente é precisamente a sua fome de invenção e de ruptura. Inventar planos – como a prodigiosa abertura em plano sequência de fora para dentro – interacções entre as imagens e os sons, inventar cortes e raccords entre as mais diversas situações. Volta a ser quase nouvelle vague neste sentido, mas ao contrário da maior parte que o tenta ser grosseiramente, o cinema de Nicolau surge investido de uma poética desiludida, minimalista, inocente, e tal como “Rapace”, algo muito ligado a um estado de espírito de uma geração.”<br />José Oliveira, http://raging-b.blogspot.com]Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14967542543668888867noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-87793898912986870892011-03-24T12:18:21.848+00:002011-03-24T12:18:21.848+00:00olha ali mesmo em baixo quem era o encatadinho...
...olha ali mesmo em baixo quem era o encatadinho...<br /><br />http://www.osomeafuria.com/films/3/6/forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-56247116851475338722011-03-21T12:23:12.680+00:002011-03-21T12:23:12.680+00:00e a festa, estava boa?
[a letra traduzida de &quo...e a festa, estava boa?<br /><br />[a letra traduzida de "fuck me" não é "vêm foder", plural é bacanal, e ali era apenas uma singela história de amor, formal e tradicional]Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14967542543668888867noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-34226142653732252352011-02-05T16:34:46.162+00:002011-02-05T16:34:46.162+00:00cada topeira cava o buraco que quer, por mim finit...cada topeira cava o buraco que quer, por mim finita la comedia. continuo a achar que não é por um filme não encaixar num sistema de familiaridades que é necessariamente bom, isso não é de forma alguma uma caução de qualidade. e acho que o texto está muito para além das generalizações e exemplos concretos não faltam. <br /><br />dito isto, está tudo dito. não me apetece falar mais sobre isso. cada um na sua, há espaço para todos. Abraçojorgeantuneshttps://www.blogger.com/profile/10727259347647366799noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-34223208700905740712011-02-05T14:54:32.384+00:002011-02-05T14:54:32.384+00:00bom. vá lá ver. primeiro, forgive this onion é mes...bom. vá lá ver. primeiro, forgive this onion é mesmo o meu nome (tenho pais freaks que não sabiam o que fazer com a liberdade) e chamares-te jorge antunes não te afasta mais do anonimato, no que me diz respeito, do que se te chamasses behold this zuccini. é só um nome.<br />depois a "estética do espertinho" é uma noção tão cheia de conteúdo como sei lá...o filme do silva melo sobre o skapinakis (ups desculpa, saiu-me) não quer dizer absolutamente nada a não ser que não será provavelmente a estética, considerada da substancia, que os autores divinizam. <br />em prejuízo de puderem relacionar-se com tudo aquilo que não percebem, incluindo que um filme possa muitas vezes posicionar-se por negação e confronto com o que consideram sagrado, e que o seu valor possa também passar por aí, os autores parecem querer convencer-nos muito histericamente que tudo isto é um atentado ao bem fazer e ao direito de existir livre de tamanhas obscenidades infantis. ora eu, muito construtivamente, tendo a considerar que, precisamente, quando um filme atenta tão flagrantemente contra a minha capacidade de um encaixar num esquema de familiaridades, se advinha normalmente um belo momento de ginastica conceptual e descoberta da diferença que pudera (deus nos livre) fazer-me descobrir qualquer coisinha nova ao fim do dia, e surpreender-me naquela sensação estimulante de levar com uma tarte merengada na tromba, lamber os beiços e descobrir que está bem boa.<br />claramente os autores não gostam de merengue. <br />também, a noção de que um filme possa trazer consigo a falência humana de alguém está, assim, a um pintelho dos piores despotismos teóricos de 60. os mesmos que parecem inspirar os autores a colocar o cinema no seio da luta de classes no computador que a mulher a dias lhes limpou horas antes. um filme é um filme. é uma proposta estética, formal e discursiva. portanto uma tradução do mundo numa linguagem especifica. o que possa haver de essencialmente humano num filme é vago, abstracto e volátil e entra e sai contigo da sala.<br />a fulanização é para mim evidente porque o texto é, em geral, muito pobrezinho e as investidas piurças dos autores destacam-se do marasmo de ideias assentes em generalizações vazias do principio ao fim. dizer que as opções de um filme têm a ver com a infância mimada do realizador ou o dinheiro dos pais não é, nem nunca foi uma grande ideia fora dos textos do mário jorge torres.forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-1520257078515818732011-02-05T13:06:13.500+00:002011-02-05T13:06:13.500+00:00Não me cabe defender o texto nem os seus autores, ...Não me cabe defender o texto nem os seus autores, mas acho que estás a reduzir a meia dúzia de estribilhos a intervenção deles. Por exemplo, o Jorge silva Melo só é referido ao de leve e tu aproveitas logo para exercer o teu ódio contra ele. É óbvio que tem adjectivos duros para com o filme, tal como uma crítica positiva os tem abonatórios (sublime, magnifico, lindo…). Num caso como noutro querem dizer tudo ou nada. <br /><br />Apesar da dureza ou do tom que não aprecias legitimamente, encontro o texto muito bem fundamentando e, mais importante, há uma tradução “audiovisual” da “Espada em Rosa” em praticamente tudo o que eles dizem e não faltam exemplos.<br /><br />E admiro a coragem porque não é fácil denunciar a estética do “espertinho” e a falência humana de um filme e de um realizador idolatrados em Portugal e lá fora, assinando com o nome próprio e não escondidos no anonimato como o meu amigo “forgive this onion”. Podes concordar ou não, mas eles só exerceram a sua liberdade de expressão para criticar um filme que não gostaram (relendo, não há no texto questões pessoais ou de “fulanizações”, é um texto polémico contra o filme e o João Nicolau Cineasta). <br /><br />Continuo a achar que melhor do que azedares de diatribe em diatribe por causa deste texto, seria escrever onde quiseres um texto em prol da Espada e a Rosa. Se gostaste assim tanto porque não o fazes? Eu nunca gostei de apanhar os “ossos de cão” das críticas dos outros. Quando não concordo, mais do que o insultozinho que não aquece nem arrefece, tento escrever o meu próprio texto e partilhar a minha visão pessoal.jorgeantuneshttps://www.blogger.com/profile/10727259347647366799noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-19370440837827202542011-02-05T02:25:39.583+00:002011-02-05T02:25:39.583+00:00caro jorge.
começo por pedir desculpa pela peixar...caro jorge. <br />começo por pedir desculpa pela peixarada. estava só a tentar fazer amigos. mas concordo contigo e apenas uso do meu direito de odiar veementemente a boçalidade da critica em questão, para que possamos todos continuar a odiar com muita propriedade por ai fora. <br />e não é tanto o conteúdo, já que, como disseste, toda a gente tem o direito e tal...é mesmo o tom que me deixa assim mais azedo. <br />para começar, a posição de "coragem" de que falas é coragem para quê exactamente? então não andamos aqui todos alinhadinhos a exercer direitos? é coragem dizer "não gosto"?<br />depois, "anormal", "idiota", "estupidez", "lixo", "inutilidade", "ralé, "escória" e "jorge silva melo", são só alguns dos palavrões com que o autor define o nivel da sua corajosa investida contra o desejo de conformidade com que esses filisteus (os tais de veneza e cannes e, em geral, pessoas que não gostam do que ele gosta) decidem aplanar o gosto comum pela bitola da mais vil mediocridade.<br />portanto:<br />não fui eu. <br />ele é que começou. <br />pensei que era assim que se jogava.forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-44093467212666077982011-02-05T02:24:15.446+00:002011-02-05T02:24:15.446+00:00Este comentário foi removido pelo autor.forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-69793327887788196992011-02-05T02:21:21.229+00:002011-02-05T02:21:21.229+00:00Este comentário foi removido pelo autor.forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-9269206700479713882011-02-05T00:45:45.794+00:002011-02-05T00:45:45.794+00:00forgive this onion, tem calma pá! Mal seria se um ...forgive this onion, tem calma pá! Mal seria se um gajo que não gostasse da "Espada e a Rosa" fosse logo um beato reaccionário e puritano! <br /><br />A crítica faz parte da mística, conheço muita gente que gostou muito das curtas e detestou a espada e a rosa e até ouvi críticas mais violentas do que aquelas que estão no texto. <br /><br />A diversidade é uma coisa muito bonita sim senhor, concordo contigo, por isso talvez seja bom aceitares, em nome da diversidade que defendes, que há gente que odeia veemente o filme, da mesma forma que há outros que o defendem com todo o entusiasmo. <br /><br />Eu sou daqueles que esperava muito mais do João Nicolau cineasta (não é nada de pessoal!) e admiro a coragem de quem escreveu o texto e subscrevo o conteúdo quase todo, mas não vou agora insultar nem “ peixarar”com quem gosta do filme. Sempre achei que melhor do que responder à crítica é fazer a própria crítica do filme.jorgeantuneshttps://www.blogger.com/profile/10727259347647366799noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-87106115230767295722011-02-05T00:07:12.702+00:002011-02-05T00:07:12.702+00:00e já consideraram as minhas beatinhas reaccionária...e já consideraram as minhas beatinhas reaccionárias que não haverá só um cinema e que nem todo é feito para vos agradar, que a diversidade é uma coisa muito bonita que enriquece esse vosso mundo cheio de presenças e silêncios e dignidades e actores comovidos, que podem sempre ver as vossas caixas de dvds de pantufa e que nenhum mal vem ao mundo por vos irem aos purismos?<br />e o jorge silva melo tem o mérito é de cagar documentários merdosos, cheios de sensibilidades bafientas, para pagar a renda, é o que tem.forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-59889958276751839552011-02-04T23:17:22.682+00:002011-02-04T23:17:22.682+00:00Confesso que até achei alguma graça às curtas do J...Confesso que até achei alguma graça às curtas do João Nicolau (sobretudo Rapace), mas sou forçado a concordar convosco: a Espada e a Rosa é demasiado mau, uma chachada cinematográfica ultra xunga, publicitária, falsa sem ser teatral (antes fosse!) e não se deve desculpar um cineasta que recebeu tudo mas tudo para fazer o filme que queria.<br /><br /> Não tem nada a ver com classicismos, tradicionalismos, modernismos ou outros ismos, a aberração não tem data nem escola. Apesar de também não apreciar o Jorge Silva Melo, reconheço-lhe méritos que o João Nicolau nem sequer arranha. E a opinião vigente e o canône infelizmente tendem a endeusar o João Nicolau. Por isso é importante haver gajos do contra! <br /><br />Só espero que os autores do texto se mantenham pequeninos por muitos anos e continuem a escrever contra os gigantes opressores e poluidores audiovisuais. <br /><br />Parabéns pelo texto explosivo, hay que tenerlosjorgeantuneshttps://www.blogger.com/profile/10727259347647366799noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-57332704772793179562011-02-04T19:18:13.331+00:002011-02-04T19:18:13.331+00:00tão pequeninos e já tão pequeninos os meninos...
g...tão pequeninos e já tão pequeninos os meninos...<br />gostam muito das tradiçõezitas todas no seu lugar, o cânonezinho, o pedestal, a opinião vigente... (quando o jorge silva melo for um grande cineasta juro que vos deixo foderem-me no cu com o vosso adulante totem dos pequeninos) e "aceitar o nada ou a presença do mundo" é das frase mais chungas que já ouvi. a sério.forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-194410548168898696.post-76660928983270206582011-02-04T19:15:34.614+00:002011-02-04T19:15:34.614+00:00Este comentário foi removido pelo autor.forgive this onionhttps://www.blogger.com/profile/14585472715437123550noreply@blogger.com