sexta-feira, 27 de março de 2009

o meu cinema português.

[sem precisar de referir o Oliveira, o Costa, a Vilaverde e o Canijo]

As curtas, as longas e os documentários do Manuel Mozos (onde anda “4 Copas”? por favor…), as curtas e a longa do Jorge Cramez, todo o José Nascimento. Continuando: os documentários e toda a ficção do Alberto Seixas Santos, certa trilogia que o João Mário Grilo diz estar a fazer, as curtas do Miguel Gomes e as duas longas posteriores. O Marco Martins. O João Pedro Rodrigues. Eventualmente: o João Figueiras, o Sandro Aguilar, António Ferreira…os 2/3 nomes que deverei estar a esquecer…

…o resto, e um resto eventualmente incomensurável, ou seja, *uma malta jovem que só não faz nada ou só não é conhecida porque não tem nome, dinheiro, e mais importante, não está inserida naquele meiinho hermético e dos amigos, das equipinhas de cinema e dos lugares cativos, etc. e é este o cinema Português que quero ver…

Afinal, muita coisa.
Muita coisa por amor.

O resto, os restos…os Vasconcelos, os Valentes, Vieiras, as putas e os ferraris, as armas e a hipertrofia do grande plano, ou seja, tudo de igual ao que passa na tvi e nas tvi´s, mesmo formalmente, ou sobretudo formalmente, deixo para quem quiser acompanhar com as pipocas e sua soda, para quem quiser fazer do cinema mero passatempo de domingo à tarde. Para não pensar muito, para não pensar nada, se possível…

Não trocaria toneladas e toneladas deste tipo de metragem por um simples plano de um Mozos, de um Cramez, de um…mas por aqui hoje não entro pois estaria a convocar outras auras e outros tempos. E por hoje não, por hoje só isto.

* mas as fitas sobreviverão, ficarão, eles não as vão apagar, eles não as conseguirão apagar, e, um dia, sairão dos armários e das exibições caseiras e vingarão de sua justiça. e vai ser lindo.

4 comentários:

Álvaro Martins disse...

Falaste na tvi, mas a sic é igual. Sempre haverá alienados porque pensar custa, por isso a tvi e a sic têm tantas audiências com os filmes de merda que apresentam. É só ver que dão novelas o dia inteiro, por isso cada vez há mais burros que preferem ver novelas e americanadas onde só se vêem tiros e facadas e acaba sempre tudo bem como nas novelas, ou seja esses filmes são as novelas americanas com mais violência. Falo nesses mas os filmes de hoje em dia de Hollywood e que ganham os óscars pouca diferença têm, que é a violência. Já com as novelas a diferença é pouca. Mas é o país que temos, melhor, é o mundo que temos, um mundo de burros.

José Oliveira disse...

sim, claro: "tudo de igual ao que passa na tvi e nas tvi´s,".

tvi, sic, 1. isso e toda a mais de 90% da produção deste mundo.

Miguel Domingues disse...

Desde que vi o "Rapace", o Nicolau é a minha grande esperança.

José Oliveira disse...

O Nicolau aprendeu bem. aprendeu com o Maior.