terça-feira, 17 de março de 2009

11º ou 12º ano, já nem tenho bem certeza. Foi por esse período da minha vida que me puseram à frente “os Mutantes” da Teresa Villaverde. O nome da disciplina já nem o sei ou já nem o quero saber. Sei que entre leituras de trechos dos livros do Daniel Sampaio, visitas a instituições infantis – que eu normalmente ia com a função oficial de reportagem, mas, na verdade, ia era para estar com as raparigas de outras turmas, em especial uma que tanto admirei, cala-te boca que é o melhor que fazes… – e outras coisas do género, de quando em vez lá apanhávamos assim algo de sublime. Mas perfeitamente sublime. Mesmo que eu acredite que a professora não tivesse a mínima noção da importância do objecto mostrado, penso que era a caução da temática a impor a escolha...
O filme nunca mais esqueci e de forma integral só o vi nessa ocasião, mas foi um choque que produziu os seus próprios efeitos, uma espécie de revelação.. Lembro-me que já apanhei trechos na rtp, neste ou naquele documentário, e mais nada. Mas a força daquelas imagens, aqueles corpos e aqueles rostos, aquela solidão e aquele desprotegimento, um qualquer lirismo implacável e um fantasmagoria indizível…disso jamais me esqueci, como já mais me esquecerei, acima de todas as coisas, do rosto e da presença frágil da Ana Moreira. Aquela voz...acho que foi aí que a paixão começou, nunca mais fiquei curado…

A questão é: onde anda o DVD desta pérola única?

7 comentários:

Álvaro Martins disse...

Boa pergunta, onde anda o dvd?
Felizmente tenho o filme em vhs gravado duma transmissão da rtp2 dá uns aninhos. Quando me apetece lá vou pondo a cassete e vendo esta obra-prima da Teresa Villaverde. Mas a verdade é que não me lembro de ter dado mais vezes e claro, nem dvd e muito menos em divx na net. O que se há-de fazer...como este há mais, também nunca vi nem em dvd nem em divx o No Quarto de Vanda do Pedro Costa(+1 que por acaso tenho em vhs) e quase todos do João César Monteiro à excepção do Recordações da Casa Amrela e o Vai e Vem. Mas cinema português é difícil encontrar tanto na net como em dvd. Falo do bom cinema português não de rasca.

Abraços

PS se fores ao meu blog tenho lá a minha crítica a esta obra da Teresa Villaverde.

José Oliveira disse...

"No Quarto de Vanda" existe em divx, arranjas facilmente no e-mule ou em torrent.

Mesmo em DVD existe via net:

http://dvdgo.com/product~catgid~0~list~0~prodid~126400~typeproduct~1~dvd~Pedro+Costa+Coffer.htm

O preço é que é um problema, pelo menos para mim.

Quanto aos "Mutantes", nem rasto...

Abraço

Álvaro Martins disse...

Em emule não sei, não uso, mas em torrent não consigo encontrar e acredita que gostava muito de encontrar - tou a falar do Quarto de Vanda. O preço do dvd não sei mas para mim também deve ser problema. E não costumo comprar pela net, não confio. Mas não sabia que havia em dvd, tenho que procurar na Fnac no Porto um dia que lá vá.

Abraços

C. disse...

Faço a mesma pergunta há anos...

Anónimo disse...

Alvaro em torrent da para conseguir No Quarto de Vanda em comunidades como o Karagarga.

Queria muito ver Os Mutantes.

Álvaro Martins disse...

Filipe, pois...mas entrar nessas comunidades é que é um problema. Tem que ser por convite, como é que arranjo um convite?

Filipe Furtado disse...

Alvaro, me passa o seu mail que envio o convite.