quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

para desmistificar…

…se é que alguém se convenceu mesmo. Gone Baby Gone, estreia na realização de Ben Affleck até é bem razoável, calmo, bem feito, seco e tal…mas não, nada a ver com Clint Eastwood.
Ao começar parece que sim, aqueles bairros, aquela humildade da movimentação da câmara (Estwood, logo Hawks e a recusa de comentar a técnica), personagens sem grandes ambições e tudo muito sombrio.

Sim, parece Mystic River, mas não é, falta a chama e o fogo para as emoções serem gritadas – no caso em comparação, sussurradas – á flor da pele.
Falta a duração e a profusão óssea dentro do plano.
Mas não íamos pedir isso a Affleck logo á primeira, e todo o filme estando longe dessa fasquia, mantêm um ritmo e uma consistência óptimas no seu todo – mesmo as reviravoltas, que poderiam soar espertinhas estão bem orquestradas.
De resto alguns flashs metidos a martelo e tal…

O extraordinário está nos actores, muito bem Casey Afleck, na sua suposta acalmia, mas fervilhante por dentro, mas acima de todas as coisas: Michelle Monaghan, fabulosa na gestão de equilíbrios e das emoções da personagem de Casey…personalidade de aço em corpo de porcelana.
Mas não há que empolar, é apenas um bom filme.

Sem comentários: