

 Fabulosa Maria Braun (Hanna Schygulla), como Dietrich com Sternberg, é a mulher de tantos rostos, de tantas paixões e de tantas farsas. Gélida, segura e consciente do seu poder de atracção, tudo leva á frente com a fixidez da sua ideia.
Fabulosa Maria Braun (Hanna Schygulla), como Dietrich com Sternberg, é a mulher de tantos rostos, de tantas paixões e de tantas farsas. Gélida, segura e consciente do seu poder de atracção, tudo leva á frente com a fixidez da sua ideia.O final fica como um manifesto de saturação impossível da farsa.
È toda esta simplicidade com que Fassbinder vai entrelaçando os palcos e a função ontológica original da câmara (observando e sacando as acções e as emoções, uma realidade), em surdina, sem excessos nem gordura – apesar das esporádicas estilizações, que só estão lá para confirmar embustes – que retira mais uma vez o Melo ao Drama (tanto quanto substitui qualquer banda som pastosa, por um relato de futebol) – mesmo com o pano de fundo politico e social – e torna o percurso paradoxalmente apaixonado e cínico de Maria em algo perturbantemente apaixonante.
1979
 
Sem comentários:
Enviar um comentário