sábado, 13 de dezembro de 2008

Bom, estive a rever "Vale Abraão" (a 2º vez este ano). Ficou claro que para mim é um tratado sobre a beleza, sobre os limites e transgressões desta. Não no sentido corriqueiro, não sobre “belezinha”, enfeite, bonito. Nada disso, nem quero sequer entrar nos terrenos do sublime, pelo menos de maneira vincada. O que acho é que existe uma fronteira para a beleza, uma margem e um limite, que quando é ultrapassado começa a doer, a luz adquire uma aura que já não é deste mundo, começa a queimar, irradia ferozmente, etc. Acho ainda que deverá existir uma segunda borda, que é, obviamente, ainda mais forte, demencial, indefinível. Terminal, sobretudo terminal. Da ordem do sagrado. Claro que é aí, nesse limbo e nessas constelações desmedidas, nesses aléns, que está "Vale Abraão" e a luz que o banha, é aí que está, acima de todas as coisas, Leonor Silveira, a presença mais (e aqui tenho que usar a palavra…) sublime que alguma vez vi na tela. Se é deste mundo, sou eu que não sou deste mundo. Ponto.



Mas a questão do post, para além do pretexto de me declarar a Leonor Silveira, tem a ver com um pedido. Alguém possui cópias de “A Caça”, “Acto da Primavera” ou “Benilde ou a Virgem Mãe”?? A sério, em qualquer formato…

Escrevam-me para o e-mail, joseoliveira_braga@hotmail.com

Compenso com uma cópia do último filme do Glauber Rocha, “A Idade da Terra”, Widescreen Anamórfico (2.35:1), resumindo, cópia deste DVD. Uma das melhores peças do cinema moderno.
Ou então troco por “ Le, Soulier de satin”, cópia integral e perfeitamente impecável…

Fico ainda agradeçido eternamente.

A sério, preciso desses filmes…preciso mesmo.

7 comentários:

Joe disse...

O "Acto de Primavera" e o "Benilde ou a Virgem Mãe" existem no Karagarga em .avi, ambos rips de VHS, parece-me. Não sei se te serve.

José Oliveira disse...

ah, ok, vou ver se consigo instalar. obrigado.

LuísCarneiro disse...

Se não tivesses desistido do academismo das escolas de cinema, terias conseguido essas cópias. E há muito tempo mesmo.

Mais não digo.

Filipe Furtado disse...

O up Acto de Primavera do KG inclusive é meu hehe Não é grande coisa a copi não.

Alexandra disse...

Boa noite. Ando a procura do filme "Benilde ou a Virgem Mãe" mas não o encontro. Será que me podem dar uma ajuda? Obrigada. Alexandra

Alexandra disse...

Boa noite! Ando a procura do filme "Benilde ou a Virgem Mãe" mas não consigo encontrar nada. Será que me pode dar uma ajuda? Obrigada. Alexandra

José Oliveira disse...

Olá. "Benilde ou a Virgem Mãe" não existe em DVD. Só no KG (http://karagarga.net/). No entanto, é preciso um convite para aceder a esse site. Convite que eu não tenho. Se conhecer alguém que tenha, pergunte. Cumprimentos. José