Entrada
(pequena biografia) de Kevin Grant sobre Enzo G. Castellari no magnífico livro Any
Gun Can Play, no contexto do western, ou do Euro-Western:
"Provavelmente
o maior realizador italiano de filmes de acção, Castellari (adoptou o nome de
solteira da sua mão para propósitos profissionais) é o membro com maior sucesso
da dinastia cinematográfica dos Girolami. Aprendeu a profissão ao lado do seu
pai e como aprendiz de outros realizadores de sucesso como Alberto De Martino.
Um pioneiro dos westerns cómicos, Castellari passou para os thrillers urbanos
nos anos setenta, um pouco antes de ter reacendido brevemente a chama do
Euro-Western com o lírico Keoma, em 1976. (Ocasionalmente aludiu a esse género noutros
filmes, prestando uma homenagem directa na aventura pós-apocalíptica The New
Barbarians (1983), citando o confronto final de A Fistful of Dollars.)
Ele e a sua estrela, Franco Nero, tentaram novamente, mas sem o mesmo sucesso,
com Jonathan of the Bears em 1993, e estão a planear outro western já há
algum tempo. «Nas cenas de acção nunca deixo nada ao acaso», referiu. «Tudo é pensado e cada mínimo detalhe é
verificado duas vezes. A posição da câmara é muito importante para realçar a acção
e fazer com que a cena pareça realista.» É irmão do actor Enio Girolami, que
regularmente entra nos seus filmes."
[tradução minha]
*
De facto, nunca ninguém mexeu assim uma câmara de cinema, também nunca ninguém montou assim – técnica e dramaticamente inseparáveis. Só não concordo com a referência a Jonathan of the Bears, que para mim é mais um dos pontos altos de Castellari, com riscos e mergulhos, nomeadamente no grande meio natural e espiritual, no insondável cósmico, absolutamente inauditos na sua obra. Corbucci… Malick… Enzo…
Sem comentários:
Enviar um comentário