segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sim, "Snowden" é um grande filme de Oliver Stone (o que interessa depois de JFK)




Palavras de um tipo com tomates, Edward Snowden. E que sabe obviamente muito mais sobre O Medo do que os milhões de comentadores de bancada inúteis que andam para aí a brilhar e a meter medo:
«Muitos governos vão – ou, melhor, já estão – a aproveitar esta pandemia para avançar na “arquitectura da opressão.
(...)
À medida que o autoritarismo se alastra, que as leis de emergência proliferam, à medida que nós sacrificamos os nossos direitos também estamos a sacrificar a nossa capacidade para deter o avanço no sentido de um mundo menos liberal e menos livre.
(...)
Acreditam mesmo que depois da primeira onda [da pandemia], da segunda onda, da 16ª onda, quando o coronavírus já for uma memória distante, que essas capacidades [de geolocalização, por exemplo] não vão ser mantidas? Que essas bases de dados vão ser eliminadas? Não importa como é que estas técnicas e estes dados estão a ser utilizados agora – o que está a ser construído é a arquitectura da opressão.
(...)
Eles dizem que é para análise dos contactos pessoais [no âmbito da pandemia] – para saber com quem é que esteve alguém que teve infecção confirmada – e isso, à superfície, parece ser uma boa ideia. Mas este tipo de monitorização não funciona quando estamos perante a escala de uma pandemia.
(...)
Temos de conseguir garantir que estão a ser activados alguns travões na pandemia, mas não na nossa sociedade.
(...)
Você até pode ter confiança nas pessoas que têm estes dados em seu poder, mas um dia alguém irá abusar destes dados.
(...)
Estes sistemas, se nós não os alterarmos, um dia eles vão tomar decisões de forma automatizada para determinar quem é que consegue um emprego, quem é que pode ter uma casa. E quem é que não pode ter essas coisas.»

Sem comentários: