terça-feira, 1 de julho de 2008



Mesmo que a última série a que eu assisti integralmente tenha sido, acredito, Macgyver. O que é infinitamente melhor que isto de Nolan, Aranofski, Honoré ou Cuarón, mas…poderiam estar aqui outros milhares.
De qualquer das maneiras cinema é cinema e televisão é televisão. Quem não acreditar nisto não ama verdadeiramente a coisa.
Um Abraço.
e Speed Racer é um jogo de vídeo onde falta o comando.

5 comentários:

Sérgio Dias Branco disse...

Foi uma sugestão. Penso que serias capaz de admirar a cuidada mise en scène de The Wire. Ficarias surpreendido com a importância da duração na série e com a ausência de música extra-diegética (o que dá importância aos sons da cena, mesmo que fora de campo).

Depois é o peso dos detalhes e a construção de uma narrativa complexíssima e densa sobre o tráfico de droga em Baltimore. É um retrato de uma cidade como espaço de relações e cruzamentos, como num longo e atento romance. Os pés na terra e arredados das armadilhas e automatismos dos géneros (de que sofrem muitas séries de TV).

É algo que, de facto, o cinema não pode fazer devido ao número de horas que um projecto narrativo desta dimensão exige. Só Berlin Alexanderplatz de Fassbinder se assemelha a isto.

Uma sugestão, como disse.

José Oliveira disse...

Hum...não digo que não.
Berlin Alexanderplatz, acho que um amigo me vai arranjar, eheh...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Na mouche, a sugestão do Sérgio. The Wire é com certeza um dos maiores (o maior?) feitos da televisão norte-americana contemporânea. Além de, como disse, ser uma saga complexíssima, e funcionar enquanto estudo social a um nível pouco visto em televisão, ganha pontos por aquela sensação de crueza (que a difere dos CSIs deste Mundo) que normalmente caracteriza as séries da HBO. Ela que, aliás, marcou uma espécie de final de uma certa "época de ouro" do canal.

Abraço

Ricardo disse...

Há muita tv que dá coça ao cinema. A única razão porque às vezes tenho tendência a deixar de lado as séries, é pelo tempo/paciência que elas necessitam para as vermos. Recentemente tive oportunidade de redescobrir Os Vingadores na RTP Memória - uma série de um cool inultrapassável que dá mais prazer de se ver do que muita coisa que se faz por aí. Outra série em que não consigo encontrar falhas é Missão Impossível.

Daniel Pereira disse...

Esse teu amigo é um bocado demorado a tratar das coisas. Há de chegar.