quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

In

Sinceramente não percebi o porquê disto. Talvez porque foi lixado constatar que a malta, ou uma certa malta, nem sempre segue religiosamente a onda do ípsilon, que foi um dos primeiros a falar do filme. Talvez por provocação. Aí sim, é bom, quem não faça mais nada. Ou então por nada disto, que é o mais certo, eheh.

Mas agora a sério, para constatar no filme de Fincher algo “lacrimejante, cheio de gordura visual e sentimental” é preciso ter visto muito mal e ter sido muito condescendente com a * última palhaçada de Wes Anderson. Pior, é preciso ter subvertido e deixado de lado muitas crenças. Esse sim, um filme cheio de gorduras várias, chorão, cinema feito playmobil, e, o pior de tudo, betinho, muito betinho e muito bem vestido. Chic e a cheirar bem demais.

Da minha parte o Fincher tornou-se um grande cineasta em “Zodiac”, para mim um dos grandes filmes americanos da década, mas isso já são realmente gostos. Ou então, não.

De resto, a coisa não tem sido assim tão consensual. Não mesmo…

* o ultimo é que foi uma palhaçada, dos outros gosto muito.

8 comentários:

Luis disse...

Nada disso. Just a bit of passion, como bem percebes.

Abraço.

(não há gordura no Wes Anderson, só seiva...)

José Oliveira disse...

claro, eheh. Abraço.

...aproveito para escrever aqui, que lá fora parece mal, que não quero saber (ia dizer "viver num mundo", mas não exageremos) de uns prémios e de um espectáculo onde o Ron Howard e o Danny Boyle são cabeças de cartaz. Onde isto chegou…

Filipe Furtado disse...

Bem, não a gordura no Anderson, nem no Fincher (ok, talvez um pouquinho no Fincher hehe).

Filipe Furtado disse...

É curioso como contexto pode mudar de lugar para o lugar, mas assim como o Luis se sente uma exceção por não curtir o Benjamin Button, por aqui ao menos nos circulos criticos que eu frequento a má vontade para com o filme é enorme.

José Oliveira disse...

Eu não frequento círculos críticos nenhuns, mas o que sinto é que o pessoal que eu notei que considerou o “The Dark Knight” o filme da década (passe o exagero) não achou piada nenhuma ao filme do Fincher, e isso até foi deixado bem visível.

Luis disse...

O pessoal que gramou o Dark Knight não gramou o Fincher? Fico surpreendido, porque para onde quer que me volte só vejo gente a dizer maravilhas do filme. Aliás, foi isso que me fez saltar a tampa.

A little exercise in anger fica sempre bem, e faz disparar o Sitemeter.

José Oliveira disse...

claro. só faz bem. só faz falta.

José Oliveira disse...

* de resto, falando de pessoal anónimo e não de círculos, à saida da sala, e posteriormente, aquando do filme do Nolan só ouvia: "genial"; "obra-prima", etc...

no filme do Fincher foi quase consensual: "grande seca".

mas não sei...