Non, ou Vã Glória de Mandar
1990
Filme totalmente inesperado, tanto para o cinema português como até para a obra de Oliveira, que inaugura, aqui, um ciclo histórico de grande importância, prosseguido, posteriormente, em filmes como Palavra e Utopia, Quinto Império – Ontem como Hoje e Cristóvão Colombo – o Enigma. Mas, de todos eles, Non, titulo anagramático adaptado de António Vieira, é o que possui uma dimensão mais vasta, até por abraçar um arco temporal que reflecte a tragédia de um povo e que vai da Lusitânia de Viriato à Guerra Colonial, passando pelas batalhas do Toro e de Alcácer – Quibir. O filme ilustra bem um dos comandos mais fortes da obra de Oliveira: dar a ver, procurando a autenticidade desse visível. É isso o que o alferes Cabrita mostra aos seus homens na picada africana, é para isso, que, através dele, Oliveira conduz os seus espectadores na sala de cinema. Narrativamente tão arriscado como Intolerance, de Griffith, Non fixou, também, nos planos ocasionais da história – e na sua montagem –, uma soberba (e desconcertante) imagem do destino português.
J.M.G
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