segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Recentemente reabilitado pela cinemateca portuguesa, devido a ter sido uma escolha de Pedro Costa no âmbito das comemorações dos 50 anos da instituição, “So Dark the Night” é mais um inexcedível exemplar da arte de Joseph H. Lewis. Tão bom como este, este, ou mesmo este. Neste momento o meu favorito, juntamente com "Gun Crazy". Certa a sua forte ligação à psicanálise e ao mito de Dr. Jekill and Mr. Hyde, certo que se trata igualmente de uma tangente ao filme noir, mas, é acima de tudo um objecto vertiginoso e abstracto sobre o mal e a sua identidade, sobre a dificuldade de o demarcar. Anyway, na sua curtíssima duração (outro dos segredos deste mestres da economia narrativa e visual) Lewis mergulha, sobretudo, na reversibilidade latente entre a escuridão e a claridade. Raramente a escuridão e a opacidade se fixou em algo assim palpável, orgânico, denso. Tanto no dark side da personagem principal, as trevas que se manifestarão quase sempre em elipse, como nas ambiências taciturnas e concretas. Mas Lewis sabe-a toda e o modo como a suposta luminosidade – em principio o reverso da medalha da escuridão – se faz tão labiríntica e opaca como o escuro da noite e daquele homem, é a preciosidade desta mise-en-scène e desta dialéctica (repare-se naquela cena incrível, imagens 3 e 4, onde no mesmo plano o rosto de Steven Geray nos é dado perfeitamente visível e escurecido, o interior e o exterior, assim plasmado). Pode até ser delírio, mas, diante destes abismos, penso mais no escuro e no negrume de Georges Franju do que propriamente nos mestres do noir americano, de Hawks a Huston. Uma simples ideia que é tornada total, uma recusa do simplismo e maniqueísmo entre o que se pode claramente ver e o que permanece nos fundos e nas entranhas. Sobre a complexidade humana, pois claro. Tudo matéria próxima dos interesses de Costa.

2 comentários:

Sam disse...

Caro O Touro Enraivecido,

O Keyzer Soze’s Place convida o moderador deste blogue a participar na votação dos Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que nomeará o melhor em publicidade de Cinema no ano de 2008.

A votação pode ser efectuada em http://sozekeyser.blogspot.com/2008/12/scares-de-marketing-cinematogrfico.html.

Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na tua disponibilidade para participar nesta iniciativa.

Cumprimentos cinéfilos!

Filipe Furtado disse...

Belo filme, sem dúvidas. Muito legal a escolhado Costa já que se trata de um filme obscuro mesmo entre os cultores do grande Lewis.