OUT

‘Eden before Adam got around to naming the animals

quarta-feira, 11 de junho de 2008

o post-modernismo nunca existiu!

Longe vão os anos 60 e 70 em que o cinema dos Straub era o nec plus ultra dessa modernidade. As «pessoas modernas» hoje, ultrapassados até os chavões sem sentido do que chegou a ser chamado «post-modernismo» (a expressão mais contraditória nos termos que inventar se pôde) rejeitam esse cinema como relíquia pré-histórica, último suspiro de uma raça em vias de extinção, que acreditava em arte, em cinema como este e em cinema como forma de expressão individual e colectiva. O cinema dos Straub – hoje – como o cinema de Pedro Costa, é um cinema de resistência, à margem de qualquer discurso dominante.
Publicada por José Oliveira à(s) 19:51

1 comentário:

Júnior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
12 de junho de 2008 às 00:45

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)
  • Cine Resort
  • Encontros Cinematográficos
  • Foco - Revista de Cinema
  • O Cantinho do Ócio
  • O Sabor da Cerveja
  • Some like it cool
  • as aranhas
  • kino slang
  • o signo do dragao
José Oliveira
Portugal
Ver o meu perfil completo

Arquivo do blogue

  • ►  2025 (11)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2024 (7)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2023 (10)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  outubro (2)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (2)
  • ►  2022 (13)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2021 (23)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2020 (19)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2019 (37)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (3)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2018 (35)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (2)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (6)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (6)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2017 (27)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (4)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2016 (12)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (5)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2015 (115)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  novembro (8)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (9)
    • ►  agosto (8)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (13)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (12)
    • ►  fevereiro (15)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2014 (83)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (8)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (13)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2013 (79)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (11)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (10)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2012 (55)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2011 (80)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (12)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (11)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (7)
    • ►  fevereiro (7)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2010 (91)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (7)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (7)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (23)
    • ►  janeiro (29)
  • ►  2009 (233)
    • ►  dezembro (25)
    • ►  novembro (27)
    • ►  outubro (12)
    • ►  setembro (17)
    • ►  agosto (14)
    • ►  julho (23)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (22)
    • ►  março (33)
    • ►  fevereiro (19)
    • ►  janeiro (28)
  • ▼  2008 (737)
    • ►  dezembro (47)
    • ►  novembro (30)
    • ►  outubro (49)
    • ►  setembro (51)
    • ►  agosto (60)
    • ►  julho (80)
    • ▼  junho (93)
      • Aleksandr Sokurov essencial e depurado. Depois da ...
      • Milagre Rossellini
      • Milagre Mizoguchi
      • Milagre Dreyer
      • Yeah, sure. I always check out Ain't It Cool. I r...
      • Se existe uma tal noção de movimento intercontinen...
      • contigo Mourlet
      • Pedaço de vida. E é com La Naissance De L'amour ...
      • Diria que ninguém tratou de forma tão complexa e t...
      • County
      • anti S.R
      • toda uma montanha a aumentar...
      • "Dizem que homenageio sempre Howard Hawks, e sabem...
      • Cine Espanhol
      • His Little LovesThe life and films of Jean Eustach...
      • Cukor; Hepburn; Grant(não há um herdeiro, um sequ...
      • É realmente uma fabulosa primeira obra, onde já es...
      • perfeitamente
      • Texto meu para a Revista Paisà sobre “The Happeni...
      • existe uma arma
      • trio Cukor
      • gifts
      • De Palma
      • "escrevi este argumento porque amava uma mulher q...
      • MERDE
      • Renoir
      • question de Tee-Shirt
      • La Grande Illusion + JEAN RENOIR (por Charlotte Ga...
      • - génios -
      • Maravilhosas Folhas da Cinemateca segundo Jean Eu...
      • Sem título
      • Sobre os CRITICOS
      • nao sei dar conselhos e detesto a respeitabilidade...
      • «(…)As contradições de Dovjenko só podem sê-lo par...
      • Zemlya , Alexander Dovzhenko, 1930
      • Belíssimo filme terrível este “The Happening”, bel...
      • Xavier - Manuel Mozos
      • imprima-se a realidade...
      • (ou como considero estúpida a cadeira, de Teoria d...
      • sentir qualquer coisa...
      • Filming in the fist of the revolution
      • maior filme Americano desde a data.
      • La rumeur du monde‏
      • Se o percurso dos filmes não fosse sujeito a munda...
      • É o crepúsculo definitivo do Western, a partir da...
      • Para mim será sempre o ponto de confluência entre ...
      • Sokurov em Lisboa
      • No corpo da imagem
      • leis da imagem
      • D.W.Griffith é o inventor. Mas poderia, ou pode se...
      • Oliveira
      • o post-modernismo nunca existiu!
      • Brian De Palma : One is always mystified at the po...
      • Sem título
      • Processo cerebral/apocalipse da mise en scene = ru...
      • quem não capta a quantidade de humano que a câmara...
      • “No extremo oposto do espectro do homem de cristal...
      • Passadas as duas dezenas de revisões a Heat, umas ...
      • João Passou a Morar nos Filmes
      • os altivos Cavaleiros, Ventura e Lento, regressam ...
      • É policial? Não, é celestial…
      • “ISTO é para vocês”. Poderia ser assim o sub-titul...
      • "(...)Depois, quando já a noite era muito noite, c...
      • Phenomena é...
      • era apenas um homem...
      • Mas podem ainda entrever-se outras consequências n...
      • GRANDIOSO
      • Há lados, há dimensões, estimulantes, desafiadoras...
      • ípsilon?
      • rescue Dawn
      • Pulsão cinéfila desta maneira só mesmo Carpenter e...
      • IN A LONELY PLACE
      • 1959
      • Philippe Garrel's work captured the time with a po...
      • "E veja-se como para Ford importa menos o "plano"...
      • Cinemateca "perfeita"
      • Sem título
      • Sem título
      • Sem título
      • "it´s made Atonment look like a piece of shite"Q.T
      • do you like Ava Gardner?
      • La Sindrome di Stendhal é uma obra-prima. Digo ist...
      • "Le Vent de la nuit", Philippe Garrel, 1999
      • + Cleópatra (mais motivos...)
      • será pedir demais?
      • para acabar de vez com a questão Indiana; Novo e V...
      • tout va bien
      • Isto é sério.
      • Indiana
    • ►  maio (100)
    • ►  abril (117)
    • ►  março (85)
    • ►  fevereiro (25)
Tema Espetacular, Lda.. Com tecnologia do Blogger.