OUT
‘Eden before Adam got around to naming the animals
segunda-feira, 2 de junho de 2008
+ Cleópatra (mais motivos...)
"Duas coisas ficam claras, esteticamente falando. A primeira é
a influência dos filmes históricos de Manoel de Oliveira.
Existe um plano, próximo ao final, que é idêntico a um plano de Amor de Perdição. Quando lembramos que num debate Bressane disse maravilhas de Palavra e Utopia, e do cinema de Oliveira no geral, a comparação faz ainda mais sentido. E tem mais: Sapato de Cetim, Francisca e O Quinto Império também dão as caras, em momentos distintos. É fácil notar a semelhança com esse último nos planos de sobre enquadramento existentes aos montes na primeira metade do novo Cleópatra. Os dois primeiros planos também remetem a Oliveira, pela maneira estática e frontal que aparecem."
Sérgio Alpendre
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário