quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sobre os CRITICOS

1. Agora o Nuno Galopim é crítico de cinema? (estava tão bem na musica, é que não é muito diferente das brincadeiras de criança que o Markl escreve sobre filmes)

2. O Jorge Mourinha, critico de cinema do ípsilon ao lado de Luís Miguel Oliveira, Vasco Câmara e Mário Jorge Torres, escreveu que “Um Belo Par...de Patins” é um filme a não perder, o resto nem refiro… (a diferença entre este e o que acima referi já há muito se dilui)

3. O Dias Felizes e o Ainda Não Começamos a Pensar têm partes interessantes, as citações, de resto são mais conservadores do que…"claquetes"

4. O Sound--Vision têm laivos curiosos, mas o seu mundo “pequeno-burguês”, para os amigos, continua cada vez mais cerrado.

5. O melhor são alguns blogues: o aparecimento da gelataria e de um jovem estudante de cinema bem lúcido parecem-se, de repente, o melhor do cinema em Portugal (juntamente com o ípsilon do L.M.O, M.J.T e V.C, mais nada…)

6. Depois existem os que não vêem filme pré anos 90…

6 comentários:

Daniel Ribas disse...

Olá.
Leio os seus textos de vez em quando. E gosto.
Contudo, já me custa quando falam de crítica de cinema: é sempre tudo negro... E essa escuridão esconde o que, lá no fundo, há de qualidade, mesmo que não tenha alma mediática.
Daniel

José Oliveira disse...

qualidade? sem dúvida...um texto do L.M.O ou do Vasco Câmara inspirado...cuidado, fujam da frente, são coisas preciosas.

mas, de resto...gosto muito mais do que lá fora (certas coisas) se produz.

Unknown disse...

que post pertinente....

Pontos 1, 2 e 4: digo isso há meses e ninguém me da razao. finalmente tu!

Ponto 3: eu gosto destes; sim poderão ser mais conservadores que "claquetes" mas tentam ter alguma qualidade e mantem fieis.

Ponto 5: a gelataria nao me impressiona, o do jovem estudante de cinema parece que vai longe (já o blog anterior era bom)

Pontos 6: ohoho

- Juntava também, sem querer ser bajulador, que o teu blogfoi uma grande supresa para mim. é por ler o cinema que cá falas.

José Oliveira disse...

eu gosto desses blogues (Dias Felizes e Ainda não Começamos a Pensar)mas irritam-me muitas vezes, poderiam tentar entrar noutros campos e ter mais fogo, pelo mesno é o que eu acho.

Ricardo disse...

Em relação aos pontos:

1. Sim, de facto o Galopim como crítico de cinema não é uma perspectiva muito animadora. O Markl é um bacano mas não é um crítico de cinema - ele próprio o diz.

2. Jorge Mourinhã é no máximo um crítico médio-fraco. Só li meia dúzia de textos interesssantes escritos por ele.

3. Dias Felizes não é só um blog de cinema. Ainda Não Começámos a Pensar tem uma ideologia interessante, mas deixa-me a frequentemente a bocejar com tanto hermetismo teórico.

4. Sound and Vision é do best - basta ser escrito pelo João Lopes, mas é a tal questão que dizes...

5. Creio que ainda é um bocado cedo para louvarmos esses dois blogs, ainda tão recentes. Porque não louvarmos antes o teu que está entre os melhores da blogosfera e que está, a meu ver, mais sólido?

Keep on the good work!

José Oliveira disse...

HAHAHA

obrigado, mas o meu não está realmente entre os melhores de nada.

Isto acima de tudo é uma espécie de diário para eu não me esqueçer do que penso.

E como em qualquer diário não vou mentir, doa a quem doer.