quinta-feira, 1 de maio de 2008

Wong Kar Wai - anti publicidade

Porque é que alguém que prefere o cinema puro e sem efeitos, que é da familia dos cineastas frontais, ascéticos, estáticos mesmo, e que acreditam na realidade, gosta de Wong Kar Wai? Principalmente deste My Blueberry Nights? Primeiro, o alguém, sou obviamente eu, que não gosto de publicidade nem assisto a qualquer série de televisão há anos.

Bom, Kar Wai é simplesmente a excepção, talvez única, pois é o único cineasta, ia dizer do mundo, que ao parecer enveredar por esses caminhos todos que enunciei, dá sempre uma guinada, insufla de gravidade terminal os sentimentos do filmado (humanos ou objectos) corta no momento limite, e não só escapa a tudo isso como faz a critica do cinema publicitário dentro de cada quadro e de cada efeito.

Na publicidade não há corpos, há papel, silhuetas, vazios absolutos. Em Wong todas elas são nostálgicas, feridas, e sempre, ou há beira da ruptura e do precipício, ou numa vida acomodada, letárgica, paralisada; muitas vezes também com ânsia sexual, quase á beira de uma febrilidade.
Formalmente Wong Kar Wai é o anti Jean-Pierre Jeunet. O Francês envereda por um absurdo e eufórico festival de todo o tipo de efeitos e cores que não estão ao serviço de nada, são, simplesmente, publicitários mais longos, onde os corpos flutuam sem gravidade e logo se evaporam, ficando unicamente a máquina a trabalhar, os efeitos da nossa era em total exibição.

O Chinês, pelo contrário, numa atitude quase Hitchcockiana , usa os efeitos para logo os evaporar e para deixar ficar corpos, rostos, ferimentos palpáveis, sensíveis. Daí também o rótulo, justo, de cineasta fetichista que cedo lhe foi aplicado. É a maneira como ele olha, logo filma, os homens e as mulheres, como algo aflorado, palpável, de carne, suor e sangue, carregadas de desejos, daí um erotismo devorador que tantas vezes emerge. É esta aproximação/critica que o torna singular.

4 comentários:

DoxDoxDox disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DoxDoxDox disse...

para quê equiparar publicidade a séries?
as séries estão mais próximas do cinema do que da televisão.

José Oliveira disse...

não sei, pelos segundos que vi dos c.s.i não notei muita diferença...mas talvez tenhas mais razão, pois não assisto mesmo.
mas também, a intenção é dizer que Wong é cinema!

bicicla disse...

E agora?:
BMW shortfilm - "The Follow" by Wong Kar Wai


https://www.youtube.com/watch?v=mNoYLm3a-nI